Quando se fala em investimentos existem diversas opções, tanto em renda fixa como variável – uma boa estratégia é o FIDC.
A estratégia de investimento deverá ser analisada conforme o perfil do investidor, que pode ser mais conservador ou mais arrojado. Desta forma, ao decidir ou não por um investimento você deve se ater ao grau de risco que está sujeito.
Confira 4 dicas para melhorar a sua gestão de processos internos.
Neste texto você conhecerá mais sobre Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) e como funcionam. Boa leitura!
O que são Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC
No mercado financeiro existem diversas formas de investir, é possível operar sozinho e comprar diversos produtos isoladamente, como parcelas de ações e títulos do tesouro nacional.
No entanto, é igualmente possível agrupar-se em um grande número de investidores, que juntos possuem mais vantagens e um melhor retorno em seus investimentos.
Um exemplo é o FIDC, que se trata de uma união de esforços e recursos com o objetivo de destinar 50% do patrimônio líquido para aplicações em direitos creditórios.Nestes casos existem um administrador, vinculado a uma instituição financeira, que é responsável por constituir o fundo, captar recursos por meio de venda de cotas e administrá-lo.OS FIDCs são investimentos em renda fixa onde cada cotista possui uma parte de todo o patrimônio em forma de condomínio aberto, podendo resgatá-las conforme o regulamento do fundo.Existem também os FIDCs de condomínio fechado, onde as cotas apenas podem ser resgatadas no fim do prazo do fundo ou da série conforme o regulamento. A amortização de cotas pode ser admitida pelo regulamento ou por decisão da assembleia de cotistas.
O que são Direitos Creditórios
Como o próprio nome fala, direitos creditórios são créditos que uma empresa irá receber, como cheques, pagamentos, duplicatas etc. Isto é, os recebíveis de uma empresa, como compras por meio de um cartão de crédito, podem ser vendidos para um FIDC, que irá os antecipar.Desta forma, o fundo paga um valor menor pelos direitos creditórios, conhecido como taxa de desconto, em contrapartida a empresa ganha a antecipação do seu caixa.
Um FIDC pode comprar direitos creditórios de diversos setores, como industrial, comercial, de hipotecas, imobiliário, de prestação de serviços, de arrendamento mercantil, entre outros. Cada setor possui suas peculiaridades e riscos próprios.
Vantagens de FIDCs
Os FIDCs oferecem diversas vantagens, tais como:
Diversificação de investimentos;
Classificação por agências classificadores de risco, possibilitando uma melhor gestão de risco;
Avaliação e aprovação por meio de consultorias de crédito.
Como investir em FIDC
Como se viu, cada setor de FIDC possui diferentes estratégias de investimentos, bem como características próprias de atuação, como diversificação e composição.
Cada mercado possui um determinado grau de riscos, como o inadimplemento e exposição à inflação, que deve ser levada em consideração pelo investidor.Na prática para investir em um FIDC é necessário estar cadastrado em uma corretora e realizar a operação. Confira os fundos listados na B3.Entre em contato conosco para saber mais.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos