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3 passos para uma cobrança eficaz

O processo de cobrança é algo bem delicado para todo o comerciante. Isso porque, se esse processo não for feito da maneira correta, pode acabar afetando o relacionamento com o cliente.

Quando o assunto é cobrança empresarial, então, nem se fala. O prejuízo acaba sendo bem maior. O que necessita de uma gestão de cobrança muito bem estruturada. O fato é que nem sempre é fácil para a empresa gerir cobranças, principalmente empresas com poucos funcionários.

Os processos de cobrança são sustentados por 3 pilares básicos: educação, empatia e comunicação. Se você já possui e/ou trabalha esses valores, nós te ajudaremos a pautar o resto do caminho.

Assim, você conseguirá realizar uma cobrança com eficácia e sem transgredir o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, fique conosco para conhecer a melhor maneira de falar com aquele cliente que está em débito com você.

Confira a seguir, 3 passos para uma cobrança eficaz!

 

Passo número 1: tenha uma régua de cobranças

A régua de cobrança nada mais é do que uma agenda para entrar em contato com os clientes. Nessa agenda devem estar programados a forma e o melhor dia para serem notificados.

Principalmente quem lida com pagamentos recorrentes, faz-se necessário a notificação adequada dos clientes. A régua de cobrança é ótima para os consumidores, principalmente para os mais esquecidos.

Isso porque ela lembra a data limite que o cliente tem para pagar. Além disso, ela é também uma excelente ferramenta, porque contribui muito para a saúde financeira da empresa, por conta de sua eficácia em combater a inadimplência.

 

Algumas dicas essenciais para a régua de cobrança:

Estabeleça um calendário para notificações baseando-se no vencimento da fatura. Por exemplo: 3 dias antes do vencimento; 1 dia depois do vencimento; 7 dias depois do vencimento, etc.

Envie mensagens simpáticas, que sejam bem claras ao cliente, de maneira que este não tenha nenhuma dúvida.

Chame a atenção nos títulos das mensagens, usando letras de caixa alta, ou negrito, por exemplo. Mas atente-se de usar essas características somente nos títulos. Escrever toda a mensagem em caixa alta pode passar uma má impressão ao cliente.

A possibilidade do cliente, que costuma atrasar com seus pagamentos, pagar por meio de cartão de crédito ou débito pode ser muito interessante. Por isso, deve ser também considerada.

 

Passo número 2: abordagem empática

Ao entrar em contato com o cliente, o cobrador deve ter empatia para com o cliente inadimplente, com um discurso leve, sem imposições, principalmente via telefone.

O mais indicado nesse tipo de abordagem é que se cumprimente o cliente, chame-o pelo seu nome. Pode-se nesse contato perguntar se ele está gostando do produto que ele adquiriu, etc.

Desse modo, você cria todo um espaço mais amigável, para o cliente se abrir com você de maneira honesta. E isso é muito importante, porque, se o cliente se sente como parte da empresa, geralmente ele tende a se esforçar para cumprir com seus compromissos.

Estabelecer um bom relacionamento com o inadimplente, é muito importante não só para que ele quite suas dívidas, mas para que ele se fidelize à empresa. É isso o que faz com que uma cobrança, seja uma cobrança de sucesso.

 

Passo número 3: esteja aberto a negociações

Estar aberto a negociações, com maiores possibilidades para que a dívida seja quitada, é a melhor opção em alguns casos.

Pois é melhor negociar alguns valores do que simplesmente não os receber. Sendo assim, apresente sempre outras alternativas.

É uma tarefa difícil conservar uma empresa sem clientes inadimplentes. Porém, com as dicas aqui passadas, certamente se terá resultados significativos em relação a atrasos de pagamentos. E o melhor, mantendo a fidelidade com o cliente e a reputação da empresa.

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