Conceder crédito para alguém é sempre um risco para a empresa, afinal, ela não consegue ter a absoluta certeza de que aquele dinheiro irá retornar. E como não existe um padrão que possa ser identificado para alertar e ajudar a evitar situações de inadimplência, a gestão de risco de crédito se faz extremamente necessária.
Essa gestão envolve a realização de algumas análises com relação à vida financeira do seu cliente para entender sobre a possibilidade de inadimplência. Além dessa análise, a empresa precisa ter claro quais são as consequências do não pagamento e sobre como reduzir os riscos que podem ser causados.
Por que é tão importante a análise de crédito?
Nós vivemos uma grande crise no Brasil e as empresas que oferecem o crédito já são afetadas por tudo que isso causa, de forma direta e indireta. No entanto, essa crise também tem afetado a vida dos brasileiros no geral. Prova disso é que em 2021 o Brasil bateu recorde no número de pessoas endividadas, o problema atingiu 76,3% das famílias do país.
Ao oferecer crédito, as empresas também se colocam em risco, pois caso ocorra inadimplência ela também terá que recorrer ao crédito. No entanto, os bancos também são rigorosos com relação a essa concessão, o que pode dificultar ainda mais a vida da empresa e colocá-la em risco.
Leia também: Principais erros que você comete com as suas finanças pessoais
Dificuldades da análise de crédito
Apesar de ser extremamente necessário, nem sempre é fácil consultar os dados necessários. Em algumas situações, essas informações estão armazenadas em silos, nem sempre eles estão disponíveis 24h do dia. E há ainda os casos em que os dados não estão disponíveis de forma clara.
Outro problema está na geração dos relatórios, o que normalmente requer a consulta em vários locais e planilhas diversas e é isso que dificulta esse processo de coleta e síntese das informações.
O que é preciso ter em uma análise de crédito?
A gestão de análise de crédito tem 5 Cs como premissa e nós vamos explicar mais sobre cada um deles. O primeiro “C” é o do caráter do solicitante, em que são analisadas suas transações passadas. O segundo é a capacidade da empresa solicitante de pagar a dívida.
A terceira é o capital que diz respeito ao patrimônio da empresa-cliente em conjunto com seus sócios. Já o 4 °C é o colateral e envolve as garantias que são dadas caso a dívida não seja paga. Por fim, mas não menos importante está a condição que o solicitante de crédito tem de pagar a dívida, agora e futuramente, com as projeções.
E tudo isso é levado em consideração no momento de realizar a análise de crédito que é tão importante para o controle de riscos.
Está em busca de soluções de crédito? Nós podemos te ajudar, trabalhamos com antecipação de recebíveis, capital de giro, domicílio bancário e muito mais. Clique aqui e conheça melhor sobre tudo o que oferecemos. Nós temos a solução de crédito ideal para sua empresa.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos