A missão e os valores desempenham um papel vital no estabelecimento da identidade de uma empresa e na definição do seu propósito. É de acordo com sua missão que os gestores formulam ações para atingir seus objetivos. E é a partir dos seus valores que os colaboradores podem adequar seu comportamento, de forma a garantir que estejam alinhados com as expectativas da organização.
Compreender a importância da missão e dos valores de uma empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar os principais pontos sobre o tema. Acompanhe!
O que é missão de uma empresa?
A missão de uma empresa é como uma declaração coerente de seu propósito e razão de ser.
Em outras palavras, a missão é a razão pela qual a organização existe, por que foi criada e por que é útil ao mercado. Também podemos entendê-la como uma declaração que afirma a importância de um negócio para os investidores e para a sociedade como um todo.
Ainda, a missão pode ser conceituada como um elemento que forma a identidade de uma empresa e que fornece informações objetivas e claras sobre a natureza de seus negócios para clientes, fornecedores, investidores, funcionários e outros públicos.
O que são valores de uma empresa?
De modo geral, podemos entender os valores como princípios que orientam as ações e decisões de uma organização.
Normalmente, os valores de uma empresa são construídos a partir de crenças básicas que servem como nortes. Por exemplo:
Respeitar a pluralidade e diversidade;
Desenvolver produtos com qualidade e segurança;
Atuar de forma transparente e com ética.
São, como se pode notar, princípios norteadores, que ajudam a empresa a alcançar seus objetivos de forma ética, transparente e com qualidade.
Por que é importante entender a missão e os valores de uma organização?
Pelo que expusemos, você provavelmente já percebeu a importância de entender os valores e a missão de uma organização. Contudo, se ainda tem dúvidas, veja a explicação a seguir:
Missão
A missão desempenha um papel vital no desenvolvimento de uma empresa. Isso porque é a missão que norteia todas as suas decisões, ações e atitudes. Como tal, qualquer comportamento que seja irrelevante para o seu propósito deve ser evitado. Caso contrário, a organização pode comprometer sua existência.
Além disso, as empresas definem seus objetivos e estratégias para atingi-los a partir de sua missão.
Valores
Já os valores atuam como princípios que devem ser observados por todos que fazem parte de uma empresa e são eles que conduzem o comportamento dos gestores e colaboradores no alcance dos objetivos organizacionais.
Por exemplo, quando uma empresa tem como valor “atuar respeitando o meio ambiente”, o que se espera dela é que evite qualquer ação que prejudique a natureza. Assim, podemos dizer que os valores podem contribuir para construir uma imagem positiva da organização diante dos seus públicos e sociedade.
Como você pode ver, entender os valores e a missão de uma empresa é fundamental, pois permite que gestores e colaboradores tenham atitudes compatíveis com esses elementos, o que contribui para o rápido crescimento do negócio.
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