O balanço patrimonial e a DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) são importantes relatórios contábeis que todas as empresas, com exceção das MEIs, devem elaborar.
É um dever previsto por lei e que exige que os relatórios sejam entregues pelas pessoas jurídicas registradas em território nacional no período de 12 meses. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância desses relatórios.
Balanço patrimonial e DRE: do que se trata?
O balanço patrimonial é a demonstração que documenta os ativos, passivos e todo o patrimônio líquido de uma empresa, em um período específico de tempo. Assim, o relatório é a base para o cálculo das taxas de retorno, além de avaliar a estrutura de patrimônio capital de uma empresa. Dessa forma, a partir do documento, é possível identificar o que a empresa possui, o que deve, além dos valores investidos pelos acionistas.
Já a DRE se trata de um relatório que apresenta os dados das receitas e os das despesas do negócio. Com isso, temos o resultado do lucro líquido, bem como o seu desempenho detalhado e real da situação de uma empresa. Neste registro de despesas e receitas, a DRE tornará visível se a empresa teve lucro ou prejuízo, ou então, se apenas houve uma equidade entre as despesas e ganhos do período referente ao documento.
A importância do balanço e da DRE para uma empresa
A importância do balanço patrimonial é tamanha, já que permite um levantamento preciso e bastante detalhado sobre ativos e passivos de um negócio. Assim, por meio desse documento, é possível que a empresa faça uma série de análises financeiras, que por sua vez permitem diagnosticar a saúde financeira do negócio.
Outra importância do balanço é que por meio do documento é possível ter acesso a indicadores extremamente importantes, como liquidez corrente, liquidez seca, retorno sobre investimento, margem de lucro líquida, retorno sobre ativo, entre outros.
Já a DRE também faz parte dos relatórios mais relevantes para uma empresa, pois reflete a real capacidade dos negócios. Com isso, também é um documento detalhado sobre todo o espectro da situação financeira na qual a empresa se encontra. Quando aliada às ferramentas de fluxo de caixa, por exemplo, se torna ainda mais importante.
Assim, o documento detalha, por exemplo:
- Quais as despesas da empresa;
- Custos mais elevados da operação;
- Período ou períodos mais lucrativos para a empresa;
- Entre outros detalhes contábeis relevantes.
Em outras palavras, apenas a DRE consegue fornecer uma série de dados relevantes sobre a saúde financeira do negócio. Todos esses dados proporcionam mais segurança para fazer investimentos ou tomar decisões mais assertivas sobre o negócio.
Hoje, ter acesso a dados estratégicos é fundamental para qualquer negócio, além dos relatórios, serem exigidos por lei. Portanto, além de benefícios para as empresas, produzir os relatórios é obrigatório para toda pessoa jurídica e faz parte das obrigações que um negócio tem com os órgãos responsáveis.
Mas muito além de uma obrigação, são documentos fundamentais para seu planejamento financeiro empresarial e, como sabemos, planejar é a chave para crescer!