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Como a logística pode contribuir para desenvolver colaboradores durante a crise?

Não há dúvidas de que a pandemia de Covid-19 trouxe um novo panorama à logística de diferentes segmentos de indústrias. E quando eu falo de logística, não me refiro apenas à operação integrada que visa à administração e à distribuição de produtos de forma adequada.

Na verdade, o conceito vai muito além e abrange conhecimentos de diversas outras áreas, como a comunicação e a gestão de pessoas, por exemplo, que vou analisar de maneira mais aprofundada neste artigo.

Uma pesquisa da McKinsey, realizada nos Estados Unidos em 2020, com mais de 800 colaboradores, mostra que, em tempos de crise de pandemia, ter uma base de envolvimento, justiça, respeito e igualdade pode ajudar os funcionários a adotar novas formas de trabalhar e interagir.

De acordo com o relatório, os entrevistados que aprovaram as atitudes de suas organizações e lideranças frente à crise têm quatro vezes mais chances de se envolver e seis vezes mais chances de relatar um estado positivo de bem-estar, em comparação com os respondentes que se mostraram insatisfeitos.

 

A logística na comunicação empresarial

A comunicação assertiva dos gestores das mais variadas indústrias, especialmente em períodos de adversidade como os que estamos vivendo, evita falhas nos processos de logística, provoca a redução de custos e de tempo, melhora o engajamento dos colaboradores e contribui para a manutenção da reputação da empresa.

O alinhamento de informações precisa partir da diretoria e ser repassado, primeiramente, para os demais executivos, seguidos de suas respectivas equipes e, por fim, direcionado ao cliente externo.

Dentro desse contexto, um ponto importante a ser levado em consideração é a maneira como acontece a comunicação. Inclusive, recentemente, passei por uma situação em que esse aspecto ficou bastante evidente.

Para apagar um incêndio envolvendo um posicionamento atribuído ao Grupo Sifra, que não era verdadeiro, foi necessário alinhar com os superintendentes da área comercial o discurso da empresa diante da crise de Covid-19, para que a informação pudesse ser repassada de forma correta e eficaz para todas as equipes, clientes e acionistas.

Como a comunicação acontece de forma cada vez mais rápida no mundo corporativo, é preciso tomar cuidado em relação à maneira como falamos, porque muitas vezes a mensagem pode ser mal-interpretada.

Se levarmos em conta o conceito de logística no âmbito da comunicação, a informação deve ser analisada, ajustada, se necessário, entregue ao receptor – com qualidade, no momento mais oportuno, na quantidade certa e da melhor forma possível — e monitorada para evitar ruídos.

 

A gestão de pessoas e o desenvolvimento de competências 

Devido a esse cenário de constante transformação no ambiente organizacional, o mercado vem buscando profissionais multitarefas e supercapacitados, que além de executarem suas atividades de modo ágil, produtivo e estratégico, sejam capazes de estabelecer uma comunicação clara dentro da organização e com o cliente.

Diante das mudanças observadas em função da crise, é natural que os colaboradores precisem aprimorar algumas competências. No âmbito da logística na gestão de pessoas, o nosso papel como líder é essencial para os membros das equipes crescerem pessoal e profissionalmente, o que impacta diretamente no sucesso da empresa como um todo.

O ponto de partida do processo de desenvolvimento de competências é fazer um mapeamento, indicando quais habilidades o colaborador possui, o nível de domínio de cada uma, quais ele precisa aprimorar e quais são fundamentais para determinadas atividades. Assim, o perfil dos profissionais se torna mais aderente aos objetivos e necessidades da empresa e é possível obter maior produtividade, satisfação do cliente e qualidade no trabalho.

O segundo passo é traçar um plano de ação personalizado para cada colaborador, definindo quais competências devem ser trabalhadas, de que maneira e por quanto tempo. Essa estratégia pode incluir desde um acompanhamento mais próximo do colaborador por parte do seu líder direto até a realização de treinamentos, palestras, cursos e workshops, e o uso de materiais educativos.

Depois dessa etapa, chega a hora de colocar a mão na massa e executar o que foi planejado lá na fase inicial. Nesse momento, é fundamental que a comunicação entre líderes, colaboradores e RH aconteça de forma clara e transparente, para que todos entendam o seu papel dentro do processo efetivo de desenvolvimento de competências.

Após a execução, é muito importante monitorar os resultados, para avaliar se as estratégias do plano de ação deram certo, se as competências do colaborador foram de fato desenvolvidas e o que ainda precisa ser melhorado. Nessa etapa, vale a pena contar com a tecnologia de plataformas de gestão de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que ajuda bastante na fase de monitoramento. Como o desenvolvimento de competências é particular e varia muito de uma pessoa para outra, o líder precisa ter paciência e empatia durante todo o processo.

 

As vantagens de ampliar competências durante a crise

Quando a gestão de pessoas é bem aplicada, especialmente durante uma situação de crise, a empresa experimenta um baixo índice de rotatividade de funcionários. Isso gera uma redução de custos trabalhistas provenientes do desligamento de colaboradores, além de outras despesas relacionadas a novos processos seletivos e treinamentos de integração.

Outra vantagem do desenvolvimento de competências é a retenção de talentos. As empresas, independentemente do segmento de indústrias, ao adotarem essa estratégia, passam a contar com profissionais mais qualificados, motivados, colaborativos e alinhados com os valores e a cultura organizacional.

Os bons resultados alcançados pelas empresas dependem de comunicação assertiva, alinhamento, engajamento, determinação, resiliência, comprometimento, foco e força de vontade. E o processo de desenvolvimento de competências envolve todos esses aspectos.

É preciso estar sempre preparado para as mudanças e aceitar a inovação no ambiente organizacional. Quando você entende esse processo e consegue engajar sua equipe no mesmo propósito, é só colher os frutos.

Por fim, compartilho um aprendizado da minha vida profissional que carrego sempre comigo: não tenha medo de sombra, se cerque dos melhores. Muitos líderes se preocupam em contratar alguém capacitado demais, porque aquela pessoa pode tomar seu lugar. Eu não me incomodo com isso. Na verdade, costumo dizer que quanto mais pessoas competentes eu tiver abaixo de mim, melhor.

Por isso, contribuam sempre para o desenvolvimento de seus colaboradores, especialmente em tempos difíceis como os que estamos vivendo. O resultado vai valer a pena!

 

Grupo Sifra não oferece apenas crédito, mas oportunidades de negócios.

 

Claudio Sillos

Diretor Grupo Sifra

(artigo postado no LinkedIn no dia 16/04/2021)

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