Em geral, sabemos que o objetivo primordial de qualquer negócio no mercado, é gerar competitividade. Contudo, para que esse processo seja totalmente possível, é necessário otimizar nossos recursos internos, a fim de oferecermos mais qualidade e segurança às nossas estratégias.
E nesse quesito, podemos perceber a importância da gestão da carteira de recebíveis. Afinal, trata-se de uma área que lida diretamente com as entradas da empresa, e por esse motivo, precisa ser muito bem administrado.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas para gestão de uma carteira de recebíveis.
Gestão de recebíveis: o que é?
Antes de tudo, podemos definir que o ato de fazer gerenciamento de recebíveis é a prioridade de controle financeiro do negócio. De forma prática, esse tipo de gestão está relacionada ao que será pago mediante aos métodos distintos, como cartões de crédito, boletos, débitos, e etc.
Em outras palavras, o gerenciamento de recebíveis busca agendar as vendas e faz uma organização estratégica, a fim do gestor da área conseguir identificar o quanto irá receber em cada valor, e assim, conseguir planejar-se internamente, para que suas atividades não tenham surpresas e impactos não previstos no modelo de gerenciamento.
De forma prática, esse gerenciamento pode ocorrer para inúmeros processos: definir datas de pagamento aos fornecedores, descobrir quando é o melhor momento para fazer novos investimentos, organizar seus recebíveis por valor e data, e entre outros processos relacionados. Em geral, sabemos que um atraso de pagamento por parte da empresa — uma conta de água ou luz, por exemplo — pode acabar prejudicando o seu funcionamento.
Os cenários são diversos! Logo, quando possuímos o cuidado de gerenciar o que a empresa irá receber, existe uma previsão mais tangível do que pode ser feito, seja a curto, médio ou a longo prazo.
A importância de gerenciar seus recebíveis
Se formos olhar esse processo na prática, veríamos inúmeros benefícios para uma empresa. Uma delas seria a otimização de atividades burocráticas, como é o caso do controle do fluxo de caixa, por exemplo. Através dessa gestão, os processos do caixa se tornam muito mais simples de serem administrados, reduzindo dores de cabeça por parte da equipe responsável por essa atividade, e assim, otimizando as tarefas laborais.
Entretanto, o que podemos notar de mais importante nisso tudo é a facilidade para realizar o controle daquilo que entra no orçamento da corporação. Com isso, é totalmente possível elaborar um planejamento estratégico ainda mais adequado, a fim de atender os prazos.
Quando as informações são centralizadas, o acesso a elas torna-se muito mais fácil, fazendo com que confusões sejam evitadas. Logo, a organização advinda da gestão de recebíveis oferece um rígido controle, fazendo com que as operações da empresa não sejam interrompidas por mudanças administrativas.
4 Dicas para gerenciar sua carteira de recebíveis
Agora que você já sabe a real importância da gestão de recebíveis, está na hora de nos atentarmos às principais medidas que podemos adotar para garantir a eficiência desse processo. Confira algumas dicas abaixo:
1. Crie atrações para pagamento antecipado
Antes de tudo, nada melhor do que uma excelente promoção para gerar um diferencial competitivo estratégico. Dessa forma, busque oferecer benefícios — seja descontos ou brindes atrativos — especialmente para aqueles clientes que sua empresa sabe que possuem certa resistência para realizar pagamentos, ou encontram-se inadimplentes.
Além de ser uma excelente forma de fidelizar ainda mais seus clientes, é também uma maneira de fazer com que seus recebíveis possam ser antecipados, garantindo um maior controle sobre as finanças.
Quando sua agenda de recebíveis está bem montada e trabalhada, é possível visualizar os respectivos valores que se encontram agendados para que o pagamento seja feito! Assim, se por algum motivo você precisar do dinheiro um pouco antes do previsto, através do processo de Antecipação, sua empresa poderá dispor dessa quantia sem impactar qualquer tipo de ação ou planejamento futuro.
2. Faça a conciliação de pagamentos
Uma outra atividade que pode otimizar ainda mais a sua carteira de recebíveis é fazer a conciliação de pagamentos. Isso porque a questão de realizar a entrega de uma experiência única para seus clientes é fundamental para gerar competitividade, e isso só é possível quando a empresa oferece métodos variáveis e mais flexíveis.
Contudo, gerar múltiplas opções para pagamentos ainda não basta. É necessário, antes de tudo, ter o controle desses processos. Isso pode ser feito com pagamentos realizados em boletos, TEF, gateway, ou até mesmo por carteiras digitais.
Na função de conciliação de pagamentos, o gestor consegue fazer uma comparação já prevista na sua gestão de recebíveis, e assim, com o que foi depositado no banco da sua empresa. Além de ser um processo seguro, ainda oferece mais confiabilidade nas informações.
3. Faça o acompanhamento da sua loja física e virtual através de um mesmo portal
Para uma excelente gestão da sua carteira de recebíveis, pode ser interessante investir em uma plataforma do tipo omnichannel. Ou seja, nesse caso, precisamos formular um controle e pagamento conciliada tanto a loja virtual, quanto à loja física, onde todas essas transações financeiras possam ser direcionadas para um único lugar.
Logo, podemos imaginar o tempo que pode acabar sendo perdido através da necessidade de usar dois ou mais canais para essa finalidade. Centralizar todo esse processo pode otimizar ainda mais atividades, e sobretudo, a sua carteira de recebíveis.
4. Busque continuamente a investir em tecnologia
Mesmo que haja uma experiência omnichannel no processo de gerenciamento de recebíveis da sua empresa, essa ação ainda pode ser complicada, sobretudo pela quantidade de operações que são realizadas para esse fim. Mediante ao volume de dados gerados, administrá-los manualmente pode acabar se tornando trabalhoso.
Nesse quesito, podemos perceber a devida importância da tecnologia, uma vez que ela pode automatizar todo esse processo de coleta, fazendo com que os gestores se concentrem somente na otimização das métricas, e não na coleta dos dados.
Conclusão
Conforme vimos, administrar e gerenciar sua carteira de recebíveis é de suma importância para o seu negócio. Afinal, estamos falando de todas as receitas que entram em seu negócio, e o que tendemos a fazer com que esses recebíveis.
No entanto, muito antes de encaminhar os recebíveis para os locais certos, é saber recebê-los e administrá-los da forma correta, a fim de que as estratégias estejam coerentes com os valores recebíveis.
Portanto, agora que você já conhece as melhores dicas, faça um bom gerenciamento de recebíveis e perceba os resultados incríveis dessa gestão.
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