EBITDA ou LAJIDA, como também é conhecido, é um indicador financeiro que possui a finalidade de avaliar uma empresa. O indicador tem a função de auxiliar na compreensão do fluxo de caixa de um negócio.
O que é EBITDA?
EBITDA é uma sigla em inglês que significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, o termo significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, daí a sigla LAJIDA.
Esse indicador financeiro é bastante utilizado para avaliar empresas na bolsa de valores, já que informa o lucro dessas companhias antes dos descontos gerados pelos impostos, juros, amortização e depreciação.
Dessa forma, o EBITDA é um indicador que retira os custos que não estão ligados às operações da empresa. Esse indicador é tão importante que é um dos principais utilizados por grandes investidoras, para auxiliar na tomada de decisão de alocação de capital.
Muito mais do que mostrar o lucro líquido de uma empresa, este indicador torna visível o resultado operacional de um negócio, junto com fatores como depreciação e amortização. Portanto, revela o fluxo de caixa com as operações da empresa.
Para que serve o EBITDA?
O EBITDA é um indicador que permite analisar a capacidade de geração de caixa que uma empresa pode ter. Por isso, o cálculo permite ter uma previsão embasada em dados sobre o andamento de todo o resultado operacional de uma empresa nos próximos tempos.
Assim, quando um investidor avalia a possibilidade de investir em uma empresa, é possível aplicar esse indicador para observar se ela realmente é uma empresa lucrativa, se está em crescimento ou então, se o negócio possui um alto potencial de rentabilidade que vale a pena se investir. É exatamente por esse motivo que o EBITDA é amplamente utilizado como indicador nas operações na bolsa de valores.
O indicador também é interessante para comparar empresas de um mesmo setor, já que permite contrastar a eficiência entre empresas concorrentes e observar qual delas possui mais potencial.
Já para as empresas, é um indicador que permite observar o desempenho do negócio, removendo fatores como financiamentos, amortizações, juros, depreciações e outros, que não estão diretamente relacionados com as atividades operacionais da companhia.
Como calcular o EBITDA?
O cálculo do EBITDA é bastante simples e para fazê-lo, basta ter como base o lucro líquido da empresa e subtrair deste valor os custos com juros, impostos, amortizações e depreciações. Deve-se considerar um período base para a apuração.
Assim, o cálculo é feito da seguinte forma:
EBITDA = lucro líquido – juros – impostos – depreciação – amortização
Em alguns casos, quando a empresa possui investimentos que geram juros ou dividendos, parte deles deve somar ao lucro líquido.
Como podemos ver, o EBITDA é um importante indicador e o cálculo é bastante simples. Esse cálculo deve ser feito sempre que uma empresa deseja disponibilizar suas ações para venda ou então, para ter mais controle da sua gestão financeira.
Por fim, vale ressaltar que nem sempre é necessário fazer o cálculo, já que ele consta da DRE das empresas.