A análise de crédito, para ser confiável, precisa considerar critérios que vão além de informes de rendimento ou demonstrações econômico financeiras. Os 6 C’s de crédito trazem parâmetros pelos quais os clientes serão avaliados para fins de concessão de crédito. Seja você consumidor ou empresa, precisa conhecer cada um desses critérios de avaliação.
Acompanhe o texto até o final e conheça um dos métodos de análise de crédito mais utilizados pelas empresas.
Os 6 C’s de crédito: o que e quais são?
Os 6 C’s de crédito representam as características do cliente que recorre ao crédito. Cada ‘C’ oferece um determinado volume de dados e informações, através dos quais a empresa que concede o crédito poderá avaliar de maneira mais precisa se o cliente em questão é confiável ou não.
Com isso, os 6 C’s são representados por:
- Capacidade
- Capital
- Caráter
- Colateral
- Condições
- Conglomerado
Que tal conhecer cada um dos 6 C’s de crédito com mais detalhes?
Capacidade
A capacidade é um parâmetro bastante claro e direto. Quem solicita o crédito tem como arcar com aquele compromisso? Através deste ‘C’, a instituição avalia o perfil do devedor, seu histórico como bom pagador e os limites disponíveis para contrair novas dívidas. Havendo chances de inadimplência, isso pode comprometer a concessão do crédito.
Capital
Assim como em outras situações, o capital se refere à liquidez do solicitante. Este ‘C’ é um dos 6 C’s de crédito e a sua principal função é checar a existência de valores que vão além do crédito solicitado pelo cliente. De modo geral, se refere à situação financeira do solicitante.
É o que costuma ser avaliado, quando, por exemplo, a instituição pede à pessoa física uma cópia de sua última declaração de imposto de renda.
Caráter
O caráter representa um dos mais importantes C’s entre os 6. Aqui, o histórico do cliente é analisado, desde a presença de anotações em órgãos de proteção ao crédito às ações judiciais e protestos em cartório pelo país. Quando a solicitação de crédito é feita por uma pessoa jurídica, até mesmo o histórico dos sócios é analisado.
Colateral
Colateral, parâmetro representado por outro C, refere-se à existência de móveis, imóveis, máquinas, hipotecas, títulos etc. – para fins de garantia, por avalista ou não. Qualquer tipo de bem que possa dar segurança à credora, no ato da concessão do crédito. Com isso, dá-se maior certeza de que, ainda que atrasado, a dívida será quitada.
Condições
O critério ‘condições’ avalia a solicitação do cliente por completo, incluindo as características da operação em questão. Quem solicita o crédito, com qual finalidade e condições do mercado – como taxas de juro, inflação e câmbio – podem interferir nos resultados da análise de crédito do cliente diante da instituição financeira.
Conglomerado
Com maior foco em empresas, o ‘C’ que representa o conglomerado, tenta entender de que forma o conjunto de empresas, do qual a solicitante faz parte, afeta o crédito. Afinal, quem receberá o crédito será apenas uma das empresas. De qualquer forma, é importante saber como o conglomerado empresarial afeta a obrigação.
Essa é apenas um pouco do que você pode aprender sobre concessão crédito, para saber mais, consulte nosso blog. Ou, se preferir, fale com um dos especialistas do Grupo Sifra.