Sem dúvidas, a área financeira de uma empresa é essencial. Afinal de contas, uma gestão financeira é fundamental para não apenas garantir o funcionamento da empresa no mercado, mas como também prepará-la para eventuais situações.
Além de tudo, é preciso prover meios eficientes para receber pagamentos de seus clientes no prazo certo, a fim de que não haja nenhum tipo de desfalque. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 dicas importantes para realizar uma excelente gestão financeira.
1. Separe contas pessoais de contas profissionais
Pode até parecer um erro sem muita importância, mas quando o assunto é finanças, esse cruzamento acontece de maneira extremamente frequente — especialmente pelo empreendedor do negócio. Quando tendemos a pagar nossas contas pessoais e profissionais, misturamos as inteligências de gestão financeira da sua empresa.
Em outras palavras, fica mais difícil coletar informações sobre custos e despesas da empresa, e do que é pessoal do gestor/empreendedor. Por esse motivo, separe as contas pessoais e profissionais. Apenas com esse ato, sua visão financeira acerca do negócio se torna muito mais orgânica e otimizada.
2. Otimize o seu fluxo de caixa
Em geral, o principal ponto de partida para uma gestão financeira eficiente é saber as principais maneiras de realizar o controle do fluxo de caixa. De forma prática, monitorar e fazer o registro de todas as entradas e saídas, além de fazer um monitoramento constante das vendas e, principalmente, do saldo diário da empresa.
Logo, percebemos que quando não há um fluxo de caixa adequado, o gestor acaba não sabendo em que ponto a empresa encontra-se e, dessa forma, não possui dados e informações relevantes para a tomada de decisão.
Logo, registrando as entradas e saídas do negócio, é possível saber o que falta a ser pago pela corporação — realizar a devida cobrança, se for o caso — e também se preparar para as próximas semanas e meses, baseado no planejamento estratégico.
3. Defina o seu capital de giro
Após sua empresa conseguir otimizar o seu fluxo de caixa, está na hora de determinar qual será o capital de giro necessário para que o seu negócio não apenas se mantenha no mercado, mas como também cresça de forma exponencial e de forma estratégica, perante os concorrentes.
De forma prática, essa reserva acaba sendo composta pelas contas que possuem “giro”. Em outras palavras, são contas que acabam fazendo parte da rotina do negócio, e basicamente sustentam todas as atividades operacionais. Em determinadas situações, sua empresa tenderá a possuir mais giro do que fontes de receita! E esse processo é completamente comum, uma vez que todo o capital dá conta de suprir as demandas financeiras do período estabelecido.
Dessa forma, é necessário entender o real valor para manter o seu caixa e conseguir honrar com todos os compromissos da empresa, até que os próximos recebimentos aconteçam.
Gostou das dicas? Conforme vimos, existem inúmeras formas de cuidar das finanças da empresa. Nesse post, listamos as principais e que não devem ficar de fora de suas estratégias de gestão financeira. Portanto, siga as dicas citadas acima para obter resultados mais orgânicos, otimizados e preventivos em relação à sua gestão de finanças.