Abra sua conta no Grupo Sifra

Nosso especialista irá auxiliá-lo na abertura da sua conta.
Close icon
Novidades

Quem foi que disse que inovação vem da tecnologia?

Inovar depende muito mais de iniciativas e atitudes pessoais que da tecnologia

Você já deve ter percebido que “inovação” é uma dessas palavras que está na boca de muita gente. De uns anos para cá, as pessoas começaram a achar que tudo que é inovador tem que estar relacionado à tecnologia. Será? Já parou para pensar que o que antecede a tecnologia é a inteligência humana?

É óbvio que uma coisa não anula a outra. Afinal, a tecnologia é uma das ferramentas que viabilizam o processo de inovação. Porque não dizer, algo complementar.

Por outro lado, se analisarmos o significado de inovação no dicionário, vamos nos deparar com a seguinte definição: “ato ou efeito de inovar”, “tudo que é novidade; coisa nova”.

E, para renovar, a gente precisa voltar o olhar para o que é simples, óbvio. Por que não dizer que inovar é fazer algo que já existe, mas de um modo diferente? Você já parou para pensar que as inovações mais bacanas são aquelas que a gente vê e se pergunta, “por que eu não pensei nisso antes?”.

É na simplicidade que as coisas são reinventadas. De maneira natural, lógica, sem grandes esforços. E quem melhor do que o ser humano para pensar no que é simples?

O Grupo Sifra acredita nas pessoas

E é nisso que nós do Grupo Sifra acreditamos. Que quem propicia a inovação de verdade são as pessoas!

Isso só se dá por meio da criatividade, que mesmo diante do ambiente corporativo não deve ser banida, mas, sim, estimulada. Afinal, são as interações humanas que criam espaço para novas ideias e que ajudam as pessoas a saírem de suas “zonas de conforto”.

Esse movimento acontece de maneira orgânica, por isso a inovação não pode ser controlada ou inibida. Deve simplesmente fluir.

No entanto, para que tenha condições de fluir dentro de uma empresa, embora alguns tenham mais facilidade que outros para criar algo novo, “pensar fora da caixa” deve ser incentivado. Somente assim, colaboradores e clientes poderão experimentar os verdadeiros benefícios que a inovação pode proporcionar.

Nós do Grupo Sifra criamos a campanha interna Novas Ideias Grandes Impactos para fomentar a criatividade e estimular nossos colaboradores a pensar “fora da caixa”.

E você, o que tem feito para inovar?

Receba nossas novidades