É muito comum donos de empresas misturarem as finanças pessoais com as da empresa, sobretudo se esse dono é o único gestor da empresa.
Outro caso também muito recorrente é quando o empresário tenta acertar alguma falha nas contas da empresa com o dinheiro do seu próprio bolso – ou, o oposto disso. Retirar do caixa da empresa, para alguma finalidade pessoal.
Sabemos que o cuidado com a saúde financeira de uma empresa é algo assim, tão simples. Porém, se feita de uma maneira assertiva, esse cuidado trará resultados significativos para a empresa. E para isso, não tem como fugir – é necessário fazer a separação dos capitais.
Separar as finanças pessoais e da empresa é muito importante para a saúde da sua empresa. Confira a seguir os motivos que revelam o porquê disso.
Maior estabilidade da saúde financeira da sua empresa e qualidade de vida
Separar as finanças empresariais das pessoais traz maior estabilidade financeira para a empresa. Isso porque o controle do fluxo de caixa será maior devido à organização.
Além disso, a qualidade de vida do empreendedor é maior, uma vez que não terá que tirar recursos do seu bolso para suprir as possíveis faltas da empresa.
Com isso, a gestão financeira da empresa torna-se mais assertiva. Traçar metas e planos estratégicos para atingi-las fica muito mais fácil, pois a visão será mais clara.
Uma dica importante: muitos empreendedores acabam comprometendo a saúde do seu próprio bolso em prol da empresa. Porém, vale lembrar que como pessoa jurídica, conseguir empréstimos e realizar investimentos é muito mais fácil.
Sendo assim, manter as contas separadas é o mais inteligente a se fazer. Por isso, procure saber mais sobre as vantagens oferecidas pelos bancos para a pessoa jurídica. Isso evitará muitas dores de cabeça.
Gestão financeira organizada abre portas
Com a separação das finanças pessoais e das empresas, vimos que a organização é garantida. Essa organização atrai novos parceiros e investidores. Isso porque, a organização traz muita credibilidade para a empresa.
Essa separação de finanças trará, como já dito, maior clareza. Os dados serão mais efetivos, sobre os lucros, rentabilidade e diversos outros pontos no que diz respeito ao controle financeiro. Isso evidentemente é um grande atrativo para possíveis investidores e parceiros.
Quando as finanças das empresas e pessoais estão misturadas, a empresa perde credibilidade, passando a imagem de uma empresa desorganizada e com um profissionalismo questionável, já que não teria como esconder as inconsistências comuns nessa situação.
Conclusão
Por fim, vimos o quanto é importante separar as finanças empresariais. Os motivos, que foram discorridos no texto, pesam bastante na saúde financeira de uma empresa. E isso envolve também, a reputação de uma empresa diante do mercado de trabalho interferindo inclusive, na sua competitividade.
Não vale a pena manter as duas contas juntas. Há muitos prejuízos envolvidos. Se você está na situação de estar com as contas misturadas, sugerimos que você as separe, o mais rápido possível. Para a saúde não só da empresa, mas também da sua qualidade de vida.
Novidades
Customer Experience: a chave para o sucesso da sua empresa
Novidades
Open Banking: tudo o que você precisa saber
Novidades,Produtos