Hoje apresentamos o último capítulo da nossa série “O mundo dos FIDCs” (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).
Lembrando o nosso primeiro texto, onde dizia que FIDC é um condomínio de investidores, que buscar aplicar pelo menos 50% do seu patrimônio Líquido com a compra de direitos creditórios, como duplicatas, cheques etc, nada melhor do que finalizar esta série de 6 textos falando as vantagens que os FIDCs podem oferecer para quem operar ou investir.
Agora, vamos apresentar para você, as 5 vantagens sobre um FIDC que você precisa saber.
Quem opera com FIDC:
- Isenção do IOF — Está isento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) direto e aplicado sobre o prazo da operação.
- Taxas Competitivas — As taxas são mais competitivas em comparação aos bancos comerciais, devido à desintermediação financeira e ausência de pedidos de reciprocidade de produtos secundários.
- Inexistência de reciprocidades bancárias — inexistência de reciprocidades bancárias, cuja atividade torna a operação mais onerosa. As operações com o FIDC são muito menos burocráticas em comparação aos bancos.
- Proximidade com o cliente e entendimento de suas necessidades
- Agilidade na aprovação de limite de crédito
Para o investidor:
- Economia Fiscal — São isentas de tributação como, por exemplo, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSSL), o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Seguridade Social (COFINS) e Imposto de Renda Jurídica (IRPJ). Ademais, somente o Imposto de Renda é cobrado no momento do resgate dos recursos pelo investidor do fundo, além do imposto das chamadas come cotas nos meses de maio e novembro de cada ano.
- Boa imagem no mercado de crédito é uma das vantagens do FIDC — Os FIDCs são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e tem como base legal a Resolução CMN nº 2907 e Instrução CVM 356. Ele é um fundo de investimento de renda fixa, organizado por uma instituição financeira e administrado por profissionais de mercado. Além disso, o FIDC permite alavancagem com investidores qualificados.
- Diversificação dos investimentos.
- Avaliação de Rating — Os FIDCs são classificados por agências classificadoras de risco, o que possibilita ao investidor conhecer melhor os riscos envolvidos.
- A participação de diversas instituições no processo de controle do FIDC aumenta a fiscalização e o acompanhamento das suas operações. Tendo avaliações de auditorias independentes aumentando a lisura do processo.
Hoje você entendeu as vantagens que um FIDC pode oferecer para antecipar seus recebíveis e para aplicar nos FIDCs, finalizando assim, a nossa viagem pelo “Mundo dos FIDC”.
Para mais informações de como operar com um FIDC e os produtos que podemos operar em um FIDC, procure um dos nossos especialistas.
O Grupo Sifra agradece a sua leitura!
PF