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A diferença entre custos, despesas, rentabilidade e lucratividade

Quando o assunto é gestão financeira, podemos perceber que existem diversos termos empregados nos processos que envolvem essa área.

Embora sejam práticas bastante comuns no dia a dia, tendemos a dar nomes diferentes para processos diferentes. Um exemplo a citar disso são os custos, despesas, lucratividade, rentabilidade, que, aos olhos de qualquer pessoa ou até mesmo um profissional, podem representar o mesmo sentido.

No entanto, sabemos que são conceitos destinados a processos bem específicos, e dessa forma, merecem atenção. Afinal de contas, esses indicadores e conceitos nos fornecem informações valiosas sobre o andamento da gestão financeira da corporação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post de hoje e saiba o conceito e a importância de cada um desses termos financeiros.

O que são custos?

Basicamente, os custos são a soma dos gastos necessários e incorridos para adquirir e converter procedimentos essenciais para uma demanda. Em outras palavras, os custos são todos os gastos relacionados a uma determinada atividade, seja ela pessoal ou profissional.

Sem esses gastos, fica impossível fazer com que a demanda seja produzida. Vamos citar alguns exemplos:

  • Energia
  • Insumos
  • Salários
  • Materiais de escritório
  • Computadores

O que são despesas?

Diferente dos custos, as despesas são basicamente os gastos necessários para que consigamos gerar receita. No entanto, as despesas não estão relacionadas ao processo de produção, ou seja, da transformação do produto ou ao processo de manufatura.

Vamos citar alguns exemplos:

  • Aluguel da loja, pavilhão, andar, sala comercial etc.
  • Comissão de vendedores
  • Impostos
  • Pró-labore
  • Salários da equipe administrativa

Então qual é a diferença entre custos e despesas?

Até aqui, já entendemos que custos e despesas são gastos que uma empresa possui, correto? Enquanto os cursos estão relacionados aos gastos inerentes ao processo produtivo, as despesas estão relacionadas às atividades terceiras. Ou seja, são atividades que influenciam indiretamente a produção, conforme os exemplos citados acima.

O que é lucratividade?

Em termos gerais, a lucratividade nada mais é do que um indicador que é bastante utilizado para determinar o quanto uma marca conseguiu lucrar com sua atividade. Ela faz a associação do lucro líquido com relação à receita total, a fim de mostrar o ganho líquido da corporação.

O que é rentabilidade?

Diferente da lucratividade, entendemos que a rentabilidade tende a medir o retorno que determinado investimento proporciona à empresa. De maneira prática, a rentabilidade faz a relação do lucro líquido com o valor que foi investido pela organização em um determinado processo.

Conclusão

Conforme vimos, conceitos como custos, despesas, rentabilidade e lucratividade são conceitos extremamente comuns. No entanto, são ditos de maneira errada quando direcionados aos processos financeiros.

Logo, entender a diferença entre cada um deles nos fornece um tato ainda melhor sobre o andamento do financeiro da organização: se está indo bem, ou se precisa de melhorias.

Portanto, entenda os conceitos abordados nesse artigo para obter ainda mais saúde financeira para o seu negócio, e assim, gerar competitividade. Acesse o nosso blog e confira mais dicas exclusivas sobre gestão e saúde financeira para o seu negócio.

 

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