Abra sua conta no Grupo Sifra

Nosso especialista irá auxiliá-lo na abertura da sua conta.
Close icon
Novidades

Dia da Natureza – O Lixo e seu Impacto Ambiental

O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 04 de outubro. A criação desta data surge com a intenção de conscientizar a população quanto a importância da preservação do meio ambiente e dos animais. Além disso, sua escolha é também uma forma de homenagear São Francisco de Assis, um padre católico e santo apaixonado pela natureza e os animais, mesmo tendo uma data própria para celebração.

Não faz muito tempo que assuntos relacionados à educação ambiental, que envolvam a natureza e os animais estão em alta. Trazer a conscientização da sociedade e aumento de práticas sustentáveis, uma vez que o meio ambiente é sempre alvo de práticas ilegais que levam a poluição da atmosfera, dos recursos hídricos, desmatamento e as queimadas.

Para celebrar o Dia da Natureza, preparamos um artigo especial sobre o lixo e seu impacto ambiental. Continue a leitura para saber mais.

 

Com a crescente da população e de seu consumo no mundo pós-pandemia, temos um aumento exponencial de lixo gerado por cidadão. A mudança de hábitos comportamentais de consumo durante a pandemia causou um aumento de 4% de geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), ou seja, uma média de 1,07 milhão de toneladas de lixo. Sendo que a região Sudeste responde por quase 50% do total de resíduos gerados no País, com um índice de 1,261 kg/hab/dia.​​​​​​​

O problema é que há um contraste enorme entre o aumento de resíduos sólidos e a cobertura de coleta de lixo adequada.

 

Como podemos fazer para melhorar isso?

Separando nosso lixo de forma apropriada por material para reciclagem.

 

Mas para onde esse lixo vai e o que ele causa ao meio ambiente?

Grande parte deste lixo não é separado devidamente e por isso é descartado em aterros sanitários, os chamados lixões – locais a céu aberto – onde são despejadas toneladas de lixos diariamente. Causando contaminação do solo, contaminação do lençol freático, atraindo animais que transmitem doenças e produzindo gases tóxicos, nocivos à saúde e ao meio ambiente.

 

Vale ressaltar que há materiais que contaminam o solo e demoram décadas, ou até mesmo centenas de anos para se decomporem. A quantidade de lixo que descartamos indevidamente, somada a quantidade de anos que levam para se decomporem no solo, traz o questionamento: Como será o mundo que viveremos no futuro, ou que deixaremos aos nossos filhos? É de se pensar e avaliar, sua mudança de hábito contribuirá para um futuro melhor!

 

 

Qual a importância de fazer a separação correta do lixo?

Separando corretamente o seu lixo, você evita o crescimento desenfreado de aterros sanitários e contribui para a melhora do meio-ambiente e o futuro do planeta.Todo o lixo que separamos para descarte apropriado é avaliado em locais de processo de seleção de reciclagem, e após isso eles são compactados e vendidos para indústria como matéria-prima, gerando capital e colaborando para o nosso meio ambiente.​​​​​​​

 

O Grupo Sifra se preocupa com o meio ambiente!

VAMOS JUNTOS CONTRIBUIR PARA O FUTURO DO PLANETA!

Por Livian Vieira Monteiro
Fontes de pesquisa:
https://www.istoedinheiro.com.br/volume-de-residuos-so-aumenta/
https://www.translix.com.br/destino-do-lixo
Receba nossas novidades