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Técnicas para dar e receber feedback

O feedback é algo extremamente valioso para qualquer empresa. Tanto dar feedbacks aos colaboradores, como receber é importante para que a cultura organizacional da empresa se mantenha equilibrada e, com isso, o negócio consiga atingir os seus objetivos. Contudo, essa tarefa pode ser desafiadora. Por isso, selecionamos as melhores técnicas para feedback.

São técnicas que ensinam como dar e receber feedback, para evoluir os processos da sua empresa e conquistar ainda mais a confiança do seu quadro de funcionários. Continue a leitura e saiba mais!

 

Qual a importância de dar e receber feedback?

O feedback é um importante processo que ocorre no setor de RH das empresas. Ele é dado aos colaboradores pelos diretores, coordenadores ou líderes de equipe. É um importante processo voltado para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada membro da equipe.

O inverso, por outro lado, funciona como um importante termômetro sobre como anda o ambiente interno da empresa. Constantemente líderes, gestores e coordenadores devem saber como estão as condições de trabalho e alinhar as expectativas da empresa com a dos colaboradores.

Os dois movimentos criam uma sinergia entre a empresa e seu capital humano, promovendo melhorias para ambas as partes. Vale ressaltar que tanto feedbacks positivos quanto os negativos são valiosos. Os positivos sinalizam os colaboradores e a empresa de que os esforços renderam bons frutos.

Já os negativos, trazem a oportunidade de alinhamento entre o que há no momento presente e o que se espera, podendo, portanto, traçar alternativas para os problemas relatados por ambas as partes, colaborando com o desenvolvimento.

 

Técnicas para dar feedback

Dar feedbacks significa, geralmente, apontar algo que precisa ser melhorado. Ainda assim, lembre-se que os feedbacks positivos também são importantes e mantém o colaborador motivado. Agora, veja algumas técnicas para dar feedback corretamente:

 

Tenha clareza

Não faça rodeios. Tenha clareza e firmeza para dizer o que precisa ser dito, mas diga de forma gentil. Ter clareza na comunicação é a garantia de que a mensagem será captada corretamente e que assim o colaborador aperfeiçoe seu trabalho.

 

Apresente dicas de como mudar

Não basta só apontar o que está errado. É preciso dar dicas práticas de como melhorar. Indique ferramentas de trabalho, métodos ou o que precisa ser feito para substituir o que não traz resultado. Assim, o colaborador se mantém motivado.

 

Segurança emocional

Momentos de raiva, frustração, tristeza ou descontrole não são momentos para dar um feedback. O ideal é anotar o que houve de errado e esperar um momento oportuno para conversar.

 

Técnicas para receber feedback

Quando a liderança está na posição oposta e precisa receber um feedback, também há boas maneiras de fazer a diferença. Confira:

 

Saiba ouvir

No primeiro momento, esteja presente e ouça o que o colaborador tem a dizer. Lembre-se que esse feedback é necessário para o crescimento da empresa.

 

Anote tudo para colocar em prática

Mais do que ouvir, anote tudo o que precisa ser colocado em prática. Mostre ao colaborador que ele pode trazer sugestões e que a aplicabilidade delas será testada. Se for o caso, sugira mudanças também.

 

Jamais leve para o pessoal

Um feedback, por mais negativo que seja, jamais deve ser levado para o pessoal. Se algo pessoal foi dito, informe e pondere de forma cordial, fazendo o papel de uma liderança.

 

Agradeça pelo feedback

Por fim, agradeça ao colaborador pelo feedback. O agradecimento mostra que a empresa está disposta a melhorar e se importa com o capital humano, deixando as portas abertas para sugestões ou críticas.

 

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